Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Você está em Cruzeiro do Oeste / PR

CRUZEIRO DO OESTE


14° MIN

22° MAX



Você está aqui: Home / História da Cidade

Sobre Cruzeiro do Oeste

História
Galeria de Fotos
Misses Cruzeiro do Oeste
Como Chegar
Cruzeiro do Oeste em Números
Mapa da Cidade

História da Cidade

 
A cidade de Cruzeiro do Oeste, criada na metade do século passado por iniciativa do Estado no então governo de Bento Munhoz da Rocha Neto, teve como motivação a necessidade de se criar um pólo avançado para a colonização de uma vasta região do Estado do Paraná, a ocupação do solo e seu aproveitamento com notável repercussão sócio-econômica.

Com suas terras férteis, Cruzeiro do Oeste, desde sua fundação, assentou suas bases para o desenvolvimento na exploração da terra. Daí pode-se concluir que é uma região essencialmente agrícola.


Passou a fazer parte da história do Estado do Paraná em 14 de novembro de 1951, com a Lei n.º 790/51, de criação do Município dePeabiru, no dia 25 de agosto de 1952, data da fundação de Cruzeiro do Oeste.


Somente em 28 de novembro de 1954, pela Lei Estadual n.º 253/54, é que Cruzeiro do Oeste se emancipa politicamente, e em 3 de outubro de 1955, foi eleito o primeiro prefeito do município e a primeira Câmara Municipal.


No dia 17 de novembro do mesmo ano ocorreu a instalação do Município, assumindo o cargo de primeiro prefeito da cidade o SrAparícioTeixeira D’Ávila.


Cruzeiro do Oeste começou a se desenvolver e de um simples lugarejo, que servia apenas de pousada, tornou-se uma cidade com a necessidade de aqui se instalar os poderes constituídos.


No dia 25 de agosto de 1960, foi instalada a Comarca de Cruzeiro do Oeste por Sidney Dietrichi Zappa, sendo o primeiro juiz de direitoOsires Antonio de Jesus Fontoura e o primeiro promotor da justiça Pedro Vieira.


Apesar de figurar em seu nome a palavra “Oeste’’, Cruzeiro do Oeste, está situado na região noroeste do Estado do Paraná.


Nesta região, onde se localiza Cruzeiro do Oeste, os primeiros habitantes foram os índios Guaranis e Xetás.


Os italianos, espanhóis, portugueses, alemães, poloneses, sírioslibaneses e japoneses vieram à procura de terras, devido ao solo fértil para a plantação de café, que predominou nesta região.


Também houve grande massa de população vinda dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Região nordeste.


Os europeus, os asiáticos e os migrantes constituíram o essencial para uma mescla de sangues e de culturas que se desenvolveram em Cruzeiro do Oeste.



Origem do Nome CRUZEIRO DO OESTE


Existem várias versões sobre a origem do nome Cruzeiro do Oeste. Segundo os primeiros moradores, a denominação de Cruzeiro do Oeste teria sido inspirada pelo fato do local escolhido para a localização da cidade, o cruzamento da Estrada Boiadeira com o picadão da Estrada de Ferro.


Há também, a versão do desembargador Edmundo Mercer Junior, a origem do nome Cruzeiro do Oeste estaria ligada ao fato de existir neste local uma cruz, onde fora enterrado um dos picadeiros que acompanhava a expedição que viera para demarcar a Estrada Boiadeira, chefiada por seu pai, Edmundo Mercer.


Tem maior embasamento histórico a versão de Antonio Amado Noivo que afirma ter o nome do município se originado por volta de 1946 quando o capitão Renato de Mello, acampado nas proximidades do atual Hotel Presidente, solicitou a um de seus picadeiros que procurasse água. Este encontrou-a num regato próximo ao atual Fórum.


Para demarcar o local, colocou ali uma seta indicativa em forma de uma cruz. Neste mesmo local encontrou o picadão da Estrada Boiadeira, que serviu para facilitar o caminho de volta ao acampamento. Essa cruz tornou-se um ponto de referência para os tropeiros, que combinavam encontrar-se nesse local, conhecido como “Cruzeiro’’. Usado por muitos, consolidou-se como Cruzeiro. Posteriormente passou a chamar-se Cruzeiro do Oeste para diferenciar de outros municípios denominados Cruzeiro.

 


HINO DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO OESTE
 

Demandando o agreste sertão.
Das bandeiras jesuítas imortais.
Aqui plantaram cristãs reduções
A marcharem buscando ideais.
Pois, fundaram, plena de sucesso.
Cruzeiro do Oeste, sentinela do progresso!

Dos albores da história
És testemunha, ó cidade!
Eis que surge a vitória
Cheia de felicidade!

Berço de amor e amizade.
Terra mais linda não há.
Viverás a eternidade
Recanto feliz do Paraná!

Estes campos verdejantes.
Sua beleza singular
Que teus filhos triunfantes
Não se cansem de exaltar!
 
Berço de amor e amizade.
Terra mais linda não há.
Viverás a eternidade
Recanto feliz do Paraná!

Estas tantas riquezas mil.
É preciso que se somem
O valor do povo varonil
A fé que ensina o seu nome!

Berço de amor e amizade.
Terra mais linda não há.
Viverás a eternidade
Recanto feliz do Paraná!

 

Sorteio



Dois Ingressos para 4º PAGONEJA
Data do Sorteio: 07/08/2014
banner
banner
Você está em Cruzeiro do Oeste / PR
Portal Cruzeiro do Oeste
Unidade Cruzeiro do Oeste, PR


Prestige Propaganda e Design LTDA-ME - 17.091.439/0001-70
© 2008-2014 Copyright Franquia Portal da Cidade ®
X